sábado, 30 de junho de 2012

The battle of Pennsylvania.

Duas cidades em um mesmo estado, cada um com seu time. Do lado leste da Pensilvânia se localiza a cidade da Filadélfia, casa dos Flyers campeões da Stanley Cup em 1974 e 1975. Do lado oeste, fica Pittsburgh o lar dos Penguins tri-campeão nos anos de 1991, 1992 e 2009.
Historicamente, as duas equipes tem uma das maiores rivalidades da NHL, alguns dos confrontos notáveis entre ambas as equipes ficaram para a história e os jogos por serem diversas vezes repletos de hits e brigas receberam o apelido de "A batalha da Pensilvânia".
Mas o que exatamente falar dessa rivalidade? Como não poderia deixar de ser, não conseguiria de maneira nenhuma ser neutro e o blog não é sobre NHL e sim para torcedores dos Penguins! Falarei portanto do lado preto, branco e amarelo da batalha, o que significa Flyers para o Pittsburgh Penguins.

Se formos falar de todos confrontos importantes entre as duas franquias, teríamos um post gigante que ocuparia uma página inteira do blog, então focaremos em falar muito da rivalidade em si e não propriamente dos jogos.

Primeiramente vamos deixar bem claro o seguinte, torcedores do Flyers viviam a dizer que eram bicampeões da Stanley Cup e que os times de 74 e 75 eram magníficos, que os Penguins nunca teriam um bicampeonato igual a esse e etc.
Alguns anos se passaram em 1991 a verdadeira franquia da Pensilvânia conquistou sua primeira Stanley Cup. Qual foi a reação da torcida do Flyers? Nós temos duas Stanley Cups e vocês apenas uma, o Flyers é o melhor time desse lugar e nunca perderá seu posto.
Demorou somente uma temporada e em 1992 ali estávamos empatados em títulos, Mario Lemieux juntamente a outros grandes jogadores trouxeram o até então impossível bicampeonato, e o que um torcedor do Flyers típico começou a falar? Nós chegamos a mais finais, temos uma melhor média de torcida e conquistamos 2 títulos primeiros, vocês são a segunda franquia e nós a primeira.
De 1992 em diante, o Flyers que havia sido vice campeão 4 vezes colocou mais um vice em sua conta até chegarmos ao ano de 2009, e como esse ano foi bom para mostrar quem realmente era a segunda franquia, certo?
Nesse ano, na primeira fase dos playoffs estavam Flyers e Penguins para se enfrentar, quem levou a melhor? Não podia deixar de ser! Pittsburgh Penguins vencem os Flyers e avançam, e o que os torcedores do Flyers falaram? Vocês nunca passaram pelos Capitals e se passarem serão vice de novo para o Red Wings.
Bem, o final da história vocês já sabem mas eu vou contar mesmo assim, fomos campeões pela terceira vez, passamos os Flyers na contagem de títulos e deixamos os laranjinhas comemorando seus muitos vices campeonatos enquanto meu aproveitamento em finais permanece sendo de 75%!
Alguém ai tem alguma dúvida de quem é a verdadeira segunda franquia da Pensilvânia?

Me expliquem, como um time tricampeão cujo em 4 finais de Stanley Cup levou 3, que abriu as portas do hóquei para Mario Lemieux, Sidney Crosby e ainda teve jogadores como Tom Barrasso, Ron Francis, Ulf Samuelsson entre muitos outros pode ser considerado segunda franquia para um time cujo em 8 oportunidades de erguer a taça só venceu 2? Com a metade das oportunidades que o Flyers teve os Penguins já tem 1 título a mais, se continuarmos com a mesma porcentagem de conquistas teríamos com 8 finais 6 títulos!
Essa conversa de que eles por torcida e média na NHL, e uma das melhores equipes da história da temporada regular merecem respeito é tudo prosa de quem passa todos os anos esperando um título que não vem, e então tem que arrumar algo para defender seu time.

Como já disse, até 2009 os torcedores do Flowers só falavam de Stanley Cup com nós torcedores dos Penguins, é só nós passarmos eles na contagem que o título passa a não valer nada. Se torcida ou média na temporada regular valesse algo no fim do ano, eu não teria visto muitos Flyers fans chorando no quando Kane calou o Wells Fargo Center em 2010.
Nem mesmo teria visto a raiva dos mesmos torcedores do Flyers quando perceberam que o sinal de "cala a boca" de Talbot teria surgido um efeito de comeback incrível em 2009, para descontar a raiva só restou os gritos de Crosby sucks enquanto ele caminhava para escrever o nome na taça mais importante do hóquei.
É isso mesmo! TAÇA MAIS IMPORTANTE DO HÓQUEI, TRICAMPEÃO, não tem essa história de melhor campanha na temporada regular.

Mas, se eles tanto insistem, saindo do maior critério que são as Stanley Cups vamos falar de algo que eles amam falar, de torcida.
Realmente em alguns momentos difíceis o Pittsburgh Penguins não teve sua torcida apoiando a equipe, a média foi muito baixa e por sinal os números apontam que nossa torcida é menor que a das flores.
Mas o que poucos sabem é que até a chegada de Mario Lemieux na administração do time, os Penguins viveram momentos de incerteza em Pittsburgh e muitos rumores de mudança de cidade aconteciam, além de que o Steelers vivia um momento bom e tinha torcida quase toda indo a seus jogos e não aos de hóquei.
Mais uma vez Mario Lemieux nós salvou de sair da cidade, continuamos e demos a volta por cima, hoje nossos jogos são quase todos de casa cheia, somos a quarta marca que mais vende na NHL somente atrás de Leafs, Canadiens e Red Wings e nossa torcida não para de crescer.
Já a torcida das laranjas? Medíocre! Sai antes dos jogos acabarem quando o time vai mal, é uma das únicas vaiar a própria equipe descaradamente durante os jogos a chegar a um ponto de muitos torcedores visitarem a Wells Fargo Center com sacolas de supermercado na cabeça em forma de protesto.
São esses os torcedores que eles querem ter? Que mal e porcamente apoiam o time? Parabéns, por terem uma torcida maior e por compensação igual ao time, MEDÍOCRE.

Acho que já deu para perceber qual é a segunda franquia certo? Em Stanley Cups estamos na frente, nossa torcida não para de crescer enquanto a deles cada vez mais se mostra péssima quando tratamos de lealdade a equipe. O que falta para deixar claro? Ah, sim como pude esquecer, eles nos eliminaram na temporada passada! Agora vejam só, qual a última vez que eliminamos eles e qual fim levamos na temporada? E eles? Respondido?

Se lembre, você sempre tem uma alegria, você não torce para o Flyers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário